O Dia da Mentira é uma fábula, um folclore, mas vale a brincadeira. Afinal, esse tipo de mentira não faz mal a ninguém. O real desafio está em enfrentar outra fábula, a do marketing e da comunicação. Essa sim torna-se cada vez mais decisiva para o sucesso das empresas.
Então o caminho é fazer cada vez mais propaganda e cada vez falar mais alto para que todos nos vejam e nos ouçam e nossa marca torne-se a mais conhecida e desejada do mercado? Não, não acredito nisso. O importante não é falar alto, mas falar certo. As tendências de hoje nos levam ao discurso da sustentabilidade ambiental e social, boa governança e responsabilidade corporativa. Mas de nada vale um novo discurso sem a boa e velha prática. Praticar é mais importante do que comunicar.
A intenção é mostrar que a nossa empresa é moderna, atualizada com as tendências globais e tudo aquilo que transmite os conceitos mais valorizados no mercado hoje. Mas fazemos isso mesmo? Podemos bater no peito e dizer de boca cheia que somos exemplos de sustentabilidade e responsabilidade social? Espero que sim. Sinceramente espero que sim.
Sabe qual é a melhor maneira de contar isso para as pessoas? Sendo exatamente aquilo que queremos contar. Quando somos de verdade aquilo que falamos, tudo passa a fazer sentido.
Parar de seguir uma tendência e realmente assumir um papel decisivo, de agente do mundo, vai fazer com que não seja necessário usar o marketing e a comunicação para convencer o mercado a comprar nosso produto e sim transformá-los em apenas um meio de contato para que as pessoas conheçam nosso produto e saibam que aquilo traz valores e conceitos reais.
Não é preciso convencer os outros quando realmente somos aquilo que vendemos. Basta comunicar.
Um abraço, Rodrigo Corso.